HTML: introdução


HTML: introdução

(Elivelto Ebermam)

HTML (do inglês: HiperText Markup Language) é uma linguagem de marcação de hipertextos. Ela é usada na construção de sites e páginas Web. O HTML é a base, a estrutura das páginas Web.
Você já deve ter observado que diferentes tipos de arquivos tem nomes de extensões diferentes. Por exemplo um arquivo do word tem a extensão .doc ou .docx , um arquivo do bloco de notas tem a extensão .txt , imagens podem ter a extensão .jpg , livros e apostilas podem vir com a extensão .pdf . Pode-se dizer que uma página Web é um arquivo com extensão .html . Há outras extensões como .php , porém, que entregam ao navegador de internet uma página html .
Cada tipo de extensão precisa de um programa específico para conseguir abrir aquele arquivo. O software usado para abrir um arquivo html são os navegadores de internet.

O que é um arquivo HTML?

É um documento que possui como conteúdo códigos na linguagem de programação html . Ao abrir um arquivo html com o navegador de internet, ele irá interpretar os códigos e desenhar na tela o site, como mostrado na imagem abaixo:


Também é possível abrir um arquivo html com um editor de texto, como o bloco de notas por exemplo. Nesse caso, ele não irá desenhar o site na tela, mas irá mostrar o código html em forma de texto. Veja na imagem abaixo o que acontece quando abrimos o mesmo arquivo html com o bloco de notas:


Então, como fazemos uma página web?

Para fazer uma página web temos que programar, e o primeiro passo é aprender a linguagem html . Sendo uma linguagem, ela possui regras, ou seja, não se pode escrever de qualquer jeito. É preciso seguir um padrão de escrita, para que o navegador web consiga entender o documento html .
A linguagem html utiliza tags e texto puro. Mas afinal o que é uma tag ?
Tags são como recipientes [1]. Elas agem causando algum efeito sobre as informações que estão contidas dentro delas. Existem três partes fundamentais das tags : abertura, fechamento e as informações contidas entre a abertura e o fechamento.


Na imagem acima é mostrada como é feita a abertura da tag . Inicia-se com o sinal de menor, depois vem o texto com o nome da tag e por último o sinal de maior. Existe várias tags diferentes, e o que muda na abertura é justamente o nome da tag . Exemplos:

Nome da tag
Abertura da tag
Função
html
<html>
Inicia e termina o documento.
head
<head>
Cabeçalho do documento.
body
<body>
Corpo do documento.
p
<p>
Parágrafo.

O fechamento da tag é muito similar a abertura, o que muda é apenas a introdução de uma / (barra) após o sinal de menor, como mostra a imagem abaixo:


Entre a abertura e o fechamento da tag podem haver textos e outras tags . A imagem abaixo mostra todos os elementos da tag em conjunto:


Não necessariamente a abertura e o fechamento precisam ficar na mesma linha. Na verdade, não faz diferença se o código estiver todo na mesma linha ou em linhas separadas. Salta-se linhas para tornar o código mais legível, imagine ter ler um código de 10 mil caracteres em uma linha só?
Para começar a montar um código html há uma regra importante: a última tag a ser aberta é a primeira a ser fechada. Observe a figura abaixo:


Para fins ilustrativos, a abertura e o fechamento da primeira tag é marcada com uma chave azul. O mesmo é feito com a segunda tag, porém, usando uma chave amarela. Na imagem à esquerda, as chaves não se encontram, dando a impressão de que a chave amarela está dentro da chave azul. E é exatamente isso que acontece no código, a segunda tag está contida dentro da primeira tag. Na imagem à esquerda, porém, há sobreposição das chaves. Com isso as tags ficam intercaladas, quebrando a ideia de recipiente.

Atributos

Na abertura da tag pode haver o que chamamos de atributos. Mas o que são esses atributos?
Um atributo é uma propriedade da tag. Assim como nós (humanos) temos algumas propriedades como altura, peso, telefone, e-mail entre outras, as tags também podem ter algumas propriedades específicas. Assim uma tag pode ser escrita de forma genérica:



Inicia-se a escrita da tag da mesma forma: sinal de menor e nome da tag. A partir desse ponto é que são inseridos os atributos. Os atributos tem um nome e um valor, ligados por um sinal de igual (que pode ser entendido com atribuição). É indicado colocar sempre o valor entre aspas.
Na tabela abaixo são listados alguns exemplos de atributos:

Atributo
Função
Exemplo
lang
Define a linguagem
<html lang=”pt-BR”> ...</html>
id
Atribui um identificador único a tag.
<p id=”você escolhe o id”> texto </p>
name
Atribui um nome
<p name=”você escolhe o nome”> texto </p>

Montando o código

Podemos pensar no código html como se fosse brinquedo de montar, onde as tags são as peças. A peça inicial é a tag <html> . Essa tag define onde o documento começa e onde termina. Ele é o recipiente principal.


­­
A segunda peça é a tag <head>, responsável pelo cabeçalho da página. Os elementos dentro do head não são visíveis na parte principal do navegador.

A terceira peça é a tag <body>, que é responsável pelo corpo do texto. Os conteúdo dentro da tag <body> normalmente é visível na tela do navegador.


Essa é a base de uma página web. Agora podemos colocar elementos dentro da tag <head> e da tag <body> . Uma das tags que pode ser inserida dentro da tag <head> é a tag <title> . Quando falamos em title, podemos achar que vai inserir um título lá na parte principal da página, mas não, essa tag é usada para colocar um título na aba da página no navegador.


Inserir apenas a tag <title> não vai fazer aparecer nada no título da aba. Para que isso aconteça, entre a abertura e o fechamento da tag <title> temos que colocar um texto com um título que queremos que apareça.

Se quisermos que algo apareça na parte principal do navegador, temos que adicionar algo entre a abertura e o fechamento da tag <body> . Poderíamos inserir várias outras tags dentro da tag <body> , mas para esse exemplo, vamos inserir apenas um texto.


Assim temos nosso primeiro código html . Escrevendo apenas os códigos desse bloco temos:

<html>
  <head>
   <title>
     Titulo da aba
   </title>
  </head>
  <body>
    Texto
  </body>
</html>


Para diminuir a quantidade de linhas podemos escrever assim:

<html>
  <head>
   <title> Titulo da aba </title>
  </head>
  <body>
    Texto
  </body>
</html>

Se colocarmos esse código dentro de um arquivo html e abrirmos ele com um navegador, teremos o seguinte resultado:

Na prática

Programação é algo que se aprende na prática. Por isso é necessário treinar a codificação. Uma das maneiras de treinar é utilizando um editor html online. Esses editores simulam a renderização de uma página web, e você pode ver de um lado o seu código e de outro o resultado do mesmo. Algumas coisas não irão funcionar, como o título da aba e links externos, mas a maioria das <tags> serão renderizadas corretamente.
Na página do site W3Schools [2] há um editor online de html . O editor é acessado através do seguinte link: https://www.w3schools.com/html/tryit.asp?filename=tryhtml_default .


Na imagem acima, é mostrado a página que é aberta quando acessamos o link. Note que na parte esquerda da tela já vem escrito um código html . E é esse código que iremos modificar para o código que fizemos anteriormente.


Note que foi mantida a primeira linha:

<!DOCTYPE html>

Essa linha é importante mantermos, por que ela diz ao navegador que estamos usando a versão mais atual do html, que no caso é o html5.
Note também que mesmo mudando o código na parte esquerda da página, a parte a direita permaneceu a mesma. Isso acontece porque a página não é renderizada automaticamente. Para podermos ver o resultado do código, temos que clicar no botão verde chamado run , que fica logo acima do código.


Agora sim, temos a visualização correta do nosso código. Quando se faz alguma mudança no código é necessário clicar em run novamente, para que a parte a direita seja atualizada.

Referências


[1] DUCKETT, J. HTML & CSS: design and build websites.  Vol. 15. Indianapolis: Wiley, 2011.

[2] HTML Tutorial. W3Schools,  2020. Disponível em <https://www.w3schools.com/html/>. Acesso em: 4 de mai. de 2020.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CSS: margin, padding e border

HTML: Formulários - caixas de texto

CSS: Introdução